"O bebê tem necessidade de leite, de carinhos e de histórias… colocar livros e histórias poéticas à disposição das crianças em lugares inesperados, faz com que até as pessoas mais sérias se encantem com o interesse delas. Este é o caminho mais seguro para que um dia elas compreendam o mundo e tenham o desejo de transformá-lo.” Renné Diatkin
Só com essa frase já seria o suficiente para te convencer a ler para o seu bebê. Mas vamos lá!
Ler para bebês é uma prática que se justifica por muitas razões:
Ao ouvir um adulto ler, o bebê entra em contato com uma outra dimensão da linguagem: o fluxo da fala que “diz” linguagem escrita, apresenta uma cadência própria e, a depender do livro escolhido, rimas, repetições e ritmos novos. Ao ouvir um adulto ler, o bebê também entra em contato com o prazer que o adulto demonstra ao ler, as emoções que sente e expressa, nos tons de surpresa, graça e encantamento que ficam patentes na leitura.
Assim, o adulto leitor é um intérprete em muitos níveis: interpreta o texto, apresentando o bebê à linguagem escrita e interpreta também o que se pode obter do texto, apresentando o bebê ao prazer de ler.
Quando garantimos que a leitura faça parte da vida do bebê por meio da leitura que o mediador faz, e tenha nela um sentido de prazer e encantamento, criamos as bases para que as crianças possam se desenvolver plenamente como leitoras, ao longo da vida escolar, nos contrapondo a uma divisão entre leitores e não leitores. O que costuma espelhar uma diferença social entre os que têm a oportunidade de conviver com livros e leitores e aqueles que não a têm.
Mas para que essa prática possa se revestir dos sentidos apontados acima na vida dos bebês é fundamental, que ela seja um hábito. Só assim será possível que os bebês desenvolvam familiaridade com os livros e compreendam o que torna esse objeto especial. Diferenciando dos outros que o cercam.
Assim eles desenvolvem um laço afetivo com eles, se interessando em folheá-los e em ouvir sua leitura e possam manter a atenção em escutar a leitura por períodos cada vez maiores.
Viva os livros nossos de cada dia!
Vem para livraria.
Link aqui no site.
Comments