Após séculos de existência, os livros continuam sendo artefatos valorizados por quem procura uma boa história para viajar sem sair do lugar. Mais do que uma atividade solitária, a leitura é responsável por congregar pessoas em torno da sede pelo conhecimento. Com objetivos comuns, conversei com a criadora do Clube do Livro em Uruçuca, a Sara Oliveira, e fui convidada por ela a estar no Clube para três tardes de autógrafos. Promover e discutir o valor da literatura é algo que faço com muito prazer! Em nosso bate-papo, Sara começou dizendo sobre sua paixão pelos livros, e que quando teve sua filha começou desde cedo a incentivar o hábito da leitura. Disso, surgiu a ideia do Clube. Conta que “foi durante a pandemia, final de 2021, que buscando um refúgio para aquele momento, conversei com algumas mães mais próximas que receberam com muito entusiasmo. Porém só colocamos em prática no ano seguinte, e em fevereiro de 2022, quando iniciamos na minha casa com 5 crianças.” “No início, o acervo eram os próprios livros da minha filha e como metodologia, cada criança podia escolher um livro para ler durante o mês e retornar com ele lido no mês seguinte”, relata. “Liamos na rodinha um livro pré-selecionado e o debate se iniciava depois da leitura. Hoje temos um total de 93 crianças cadastradas e matriculadas com uma lista de espera em andamento”, comemora ela. Foi dividido em “Clubinho” um primeiro grupo de 2 a 4 anos, o segundo de 5 a 7 anos e o terceiro com crianças de 8 a 12 anos. Inclusive, foram convidados para realizar o clube na Biblioteca do Instituto Federal Baiano, hoje o maior parceiro e apoiador do Clube. “As histórias ganham vida e significado em nossa rodinha.
Trabalhamos com a solidariedade, empatia e respeito a si e ao outro”, conta feliz. O Clube tem sido um incentivador da leitura na cidade, que recentemente deu a largada ao Clube de Pais, visando o ingresso destes no mundo da leitura. Os adultos terão oportunidade para exercitar o hábito da leitura. Esta, é porta que ao ser aberta, um mundo incrível se abre e é possível sonhar; e mais que isso: realizar. Acreditamos em um mundo melhor, e isso começa com livros, com diálogo com o respeito. “Uma sociedade mais justa, com empatia, inclusão e amor só será possível se cuidarmos de nossas crianças”, finaliza. Sara fala com entusiasmo do Clube do livro e enfatiza que as crianças aprendem sobre inclusão na prática ao conviver com um pai surdo que frequenta ativamente do Clube. “No clube não temos livros obrigatórios. Como estamos desenvolvendo o hábito e o prazer da leitura, os livros ficam à disposição das crianças com temas variados para que elas encontrem os de seus interesses”, diz, comemorando a conquista dos novos adeptos. O que é feito é uma “curadoria” com antecedência, observando as faixas etárias das crianças e fazendo essa seleção. Sara atua como mediadora e conta com uma equipe de apoio e suporte. Alguns deles são os próprios pais das crianças integrantes do clube. Sara é aquela típica leitora: "rato de biblioteca". Claro que me identifiquei com ela de cara! De acordo com a Sara, ser estimulado a ler livros diferentes e se permitir surpreender são algumas das vantagens de fazer leituras coletivas e participar de clubes. Contudo, ela considera que a troca de experiências entre os amigos é a cereja do bolo. E se na sua cidade não tem um Clube do Livro, crie em casa uma rotina de leitura, e vamos juntos criar uma comunidade leitora. A Sara Oliveira é servidora pública no cargo de Tradutor de Libras, formada em História e Letras Libras e cursa mestrado em Educação Profissional.
Dicas de como incentivar o hábito da leitura na educação infantil
A primeira dica é para o próprio educador: não tente estimular um hábito através da obrigação. Não comece impondo a leitura para todos os alunos, principalmente porque cada pessoa possui um ritmo diferente. Obrigar uma criança a ler um livro pode acabar desmotivando seu desejo de ler por vontade própria. Crie um espaço de leitura, faça leituras em grupo, selecione bem os livros, associe leitura a diversão também, e proponha feiras ou passeios dentro do tema. Assim fica mais fácil trazer o hábito da leitura e da literatura para nossos familiares!
Comments